América do Sul,  Brasil

Turismo em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália

Porto Seguro, na Bahia, está localizado na região em que oficialmente chegaram os primeiros navegadores portugueses. É um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil e conta com uma excelente infraestrutura, com aeroporto, hotéis, resorts e restaurantes. É uma cidade repleta de belezas naturais, como rios, lagos de água doce, florestas, falésias e lindas praias.

O clima tropical oceânico e a diversidade de locais (desde charmosos distritos com festas agitadas a praias desertas em vila de pescadores) agradam todas as preferências e favorecem o turismo durante o ano todo.

Os períodos mais badalados ocorrem no Réveillon, quando há festas com artistas famosos, e no Carnaval, que é agitado por blocos e trios elétricos, além do Carnaporto que acontece nos três dias seguintes ao Carnaval.

O passeio na cidade pode iniciar com uma caminhada pela orla, apreciando o alvorecer na Avenida do Descobrimento, a bela vista do mar, o rio Buranhém e a Ponta do Apaga Fogo em Arraial d’Ajuda.

Cidade Histórica

A Cidade Histórica, Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, está localizada na Costa do Descobrimento e é conhecida como cidade alta. Por estar no alto de uma colina e de frente para o mar, possui uma vista privilegiada da região e da cidade moderna.

Porto Seguro Turismo cidade histórica

O Centro Histórico de Porto Seguro possui várias atrações, como o Marco do Descobrimento (ou Padrão do Descobrimento) trazido pelos portugueses e considerado uma certidão de nascimento do Brasil.

Em frente ao Marco está a Igreja de Nossa Senhora da Pena. Ao lado, temos a antiga câmara e a cadeia onde hoje funciona o Museu do Descobrimento, com exposição de peças da cultura indígena e instrumentos usados pelos portugueses para navegação. Há ainda o farol de Porto Seguro, a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia e a Igreja de São Benedito. Esse passeio pode ser realizado a pé pelas ruelas de casas coloridas, com ou sem a presença de guias de turismo.

O Memorial da Epopeia do Descobrimento está localizado na Avenida Beira Mar, na Praia do Cruzeiro, a 2km do centro de Porto Seguro. O parque está construído em uma área de 20.000m² com um imenso jardim botânico repleto de árvores nativas.

O passeio guiado passa pelo museu onde a história das grandes navegações e do Descobrimento do Brasil é mostrada através de documentos, instrumentos de navegação, objetos e móveis da época. Neste local podemos ver a réplica de uma Oca (alojamento típico dos Pataxós), com objetos de uso diário, vestuários, ornamentos, instrumentos musicais, instrumentos de caça e pesca e armas de guerra. Outra atração é a “Nau Capitânia” – réplica em tamanho real de um navio português que pode ser visitada e fotografada por dentro.

Porto Seguro Turismo Nau Capitania

Vida Noturna

A vida noturna de Porto Seguro começa ao entardecer, quando todos saem para caminhar pela Passarela do Descobrimento, também conhecida como Passarela do Álcool. A rua é repleta de construções coloniais do século 17 que abrigam bares e restaurantes com música ao vivo, lojas de artesanato e souvenirs. No início da noite, a Passarela do Descobrimento fica cheia de barraquinhas de artesanatos e delícias da típica culinária baiana, como cocada, tapioca, sorvete e batida. Ali você pode jantar, assistindo shows musicais ou danças típicas.

Saindo de Porto Seguro, você pode visitar os distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, atravessando o Rio Buranhém de balsa e seguindo para o sul do município. Nesses lugares você irá conhecer lindas paisagens, com praias, rios, lagoas, falésias e vilarejos.

Arraial d’Ajuda

Em Arraial d’Ajuda não deixe de visitar as agradáveis ruas do vilarejo, como a  rua do Mucugê e a rua Broadway, onde estão as principais lojas de lembrancinhas do local. À noite você pode saborear uma boa comida ao som de músicas típicas nos bares e restaurantes da região.

A visita a Arraial d’Ajuda ainda deve incluir o centro histórico, a pracinha, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda e o mirante de onde é possível ver o mar, as praias, os mangues e a vegetação da Mata Atlântica.

Arraial d’Ajuda também é famosa pelas suas praias encantadoras. Na Praia do Mucugê você pode desfrutar das piscinas naturais formadas pelos recifes. Já na Praia de Pitinga, você pode caminhar e apreciar as falésias formadas por rochas de areias coloridas. Ainda se destacam a Praia do Apaga Fogo, a Praia do Araçaípe, a Praia do Parracho e a Praia e falésia de Taípe.

Pitinga turismo Porto Seguro
Pitinga

Trancoso

Seguindo pela rodovia em direção ao Litoral Sul da Bahia, vamos ao vilarejo de Trancoso, originado de uma aldeia jesuíta chamada São João Batista dos Índios. O povoado é formado por um conjunto de casas residenciais, pousadas, hospedarias, restaurantes e lojas de artesanatos construídos em torno de um grande gramado (chamado “Quadrado”). Há uma igreja ao fundo, de onde se tem uma visão panorâmica da praia e do mar.

Trancoso também possui lindas praias que merecem ser visitadas, dentre as quais podemos citar a Praia dos Nativos, a Praia dos Coqueiros, a Praia da Itapororoca, a Praia do Rio da Barra do Frade, a Praia da Itaquema e a Praia do Espelho.

Partindo de Porto Seguro, seguindo pelas praias da orla norte da Rodovia do Descobrimento, encontramos vários complexos de lazer, como o Axé Moi e  o Tôa Tôa, que atraem turistas por oferecerem shows durante todo o dia com artistas exclusivos, companhia de dança, brincadeiras e entretenimento.

Coroa Vermelha

Continuando o passeio sentido norte, chega-se ao distrito de Coroa Vermelha em Santa Cruz Cabrália, local onde residem famílias de índios Pataxós. O lugar é famoso pela feirinha de Coroa Vermelha, com lojas de artesanatos e produtos indígenas, pelo Museu do Índio e pelo Memorial da Primeira Missa, onde há uma réplica da cruz marcando o local da celebração da primeira missa campal no Brasil.

Na praia de Coroa Vermelha, o mar forma uma piscina de águas calmas e sem ondas e, com a maré baixa, forma um caminho de areia que permite caminhar mar adentro.

Santa Cruz Cabrália

A cidade histórica de Santa Cruz Cabrália é um Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico e está situada em um platô na foz do Rio João de Tiba, construída em plano mais elevado para se proteger dos constantes ataques indígenas.

Na parte alta da cidade, se encontram o Centro Histórico com ruínas de um colégio jesuíta, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Casa da Câmara, a cadeia, além de um mirante com uma linda paisagem.

Fontes:
Esse Mundo é Nosso
Melhores Destinos
Trip Advisor
Vida de Turista
Wikipedia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *