Serra Gaúcha: o que fazer em Gramado e Canela
América do Sul,  Brasil

Serra Gaúcha: o que fazer em Gramado e Canela

Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, estão na lista dos lugares turísticos mais visitados do Brasil. Suas paisagens são ricas em belezas naturais, e as cidades também encantam pela típica arquitetura das colonizações alemã, italiana e portuguesa.

É um passeio ideal para famílias com crianças e para casais que buscam uma viagem a dois. Na época da Páscoa e do Natal, as cidades têm decoração e programação especiais que valem a pena ser vistas!

Outras atrações da região são as indústrias de cristais e confecções, além das grandes redes de hotéis e restaurantes que atendem aos paladares mais diversificados e exigentes. É um ótimo lugar para curtir um café colonial, ainda mais com o clima frio e a temperatura baixa, que normalmente fica negativa no inverno.

A região fica a aproximadamente 100 km do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, de onde é possível alugar um carro, pegar um táxi, Uber, transfer ou ônibus. Confira o texto do Melhores Destinos para informações sobre o deslocamento.

Para quem gosta de apreciar paisagens, degustar e adquirir produtos coloniais, é possível fazer roteiros de agroturismo. Algumas opções são a vitivinícola Jolimont, a cervejaria Rasen Bier e a cachaçaria Alambique Flor do Vale, que além de demonstrar todo o processo de produção, tem paisagens lindas.

Gramado

Gramado é uma cidade organizada e acolhedora, cheia de flores e construções detalhadas, como a Igreja Matriz São Pedro e a prefeitura municipal.

A visita à cidade inclui os grandes eventos realizados o ano inteiro, como os shows musicais, de dança e os teatros que ocorrem na rua coberta. O show de luzes em frente ao Palácio dos Festivais e o espetáculo Natal Luz no Lago Joaquina Rita Bier também são imperdíveis!

Em agosto, a cidade é sede do famoso Festival de Cinema de Gramado, no qual há mostras de filmes e curtas, debates, bem como premiações para artistas e filmes nacionais e estrangeiros.

O city tour por Gramado pode ser realizado com veículo próprio, bus tour, van de turismo ou bicicleta.

Um dos pontos turísticos é o Lago Negro. Muito bem preservado e vegetado com hortênsias e árvores importadas da Floresta Negra na Alemanha, o lago apresenta semelhança com os lagos europeus. No parque também há espaço para caminhadas e passeio de pedalinho.

Mini Mundo é um parque com réplicas de construções de vários lugares do mundo. As miniaturas apresentam a riqueza dos detalhes das obras originais em um escala 24 vezes menor, e o parque é equipado com espaço para crianças, lojas e um local para alimentação.

Mini Mundo - Gramado RS
Mini Mundo

Snowland é um parque com neve de verdade, onde você pode praticar esqui, snowboard, patinação no gelo e assistir a espetáculos e shows de patinação artística. Apesar de o local disponibilizar roupas adequadas, é recomendado ir bem agasalhado para não passar frio.

Canela

Uma das maiores atrações de Canela é o Parque do Caracol, onde há trilhas ecológicas, mirante e bondinho aéreo, além da belíssima Cascata do Caracol, com 131 metros de altura. Para este passeio, lembre de usar sapatos confortáveis e se preparar para caminhar e subir muitos degraus!

Cascata do Caracol - Canela RS
Cascata do Caracol

A Catedral de Pedra (Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes), construída em estilo gótico com uma torre de 65m de altura e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fica localizada no centro da cidade de Canela. Ela apresenta obras sacras e vitrais que embelezam o seu interior.

À noite, a catedral apresenta um show de música, luzes e cores, encerrando com a tradicional queima de fogos.

Catedral de Pedra - Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes - Canela RS
Catedral de Pedra – Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes

Para as crianças e para quem gosta de parques temáticos, uma opção é a Terra Mágica Florybal. Suas atrações incluem o Território dos Dinossauros, mini fábrica de chocolate, tirolesa e até mesmo o vôo nas asas de um pterodáctilo. Outra opção é o parque de diversões Play House, que tem uma pista de patinação de chocolate, cinema 12D e outros brinquedos que são pagos individualmente.

No Ice Bar Mundo Gelado, você pode curtir uma experiência de até –25º num bar com mais de 30 toneladas de gelo distribuídas pelas poltronas e paredes. Lá você recebe casaco, luvas e drinks em um copo de gelo. São 5 tipos de drinks alcoólicos e 2 não alcoólicos.

Chocolate Artesanal

Para os amantes de chocolate, uma das atrações da região é a visita às fábricas e lojas de chocolates. As marcas mais famosas são:

Dolcemonte Canela RS
Loja da Dolcemonte – Canela – RS

Você também pode ver os principais pontos turísticos do mundo em chocolate maciço no Mundo de Chocolate. Entre as esculturas estão a Torre Eiffel, a Muralha da China, o Cristo Redentor, o Taj Mahal e as pirâmides do Egito. Todo o chocolate é fornecido pela Lugano e no final da visita você pode fazer uma degustação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *