roma 3 dias coliseu
Europa,  Itália

Roma em 3 dias – DIA 2: Coliseu e região

Continuando o roteiro de turismo em Roma, no 2º dia você conhecerá as principais atrações da Roma Antiga, sendo algumas delas opcionais para que a sua viagem não se torne muito cansativa. Lembre-se de agendar as entradas com antecedência, caso não queira perder tempo em filas.

Neste dia você também verá um dos maiores monumentos de Roma – o Vittoriano – e terá uma linda vista da cidade no Giardino degli Aranci.

roma em 3 dias turismo
Google Maps

1. Vittoriano e Piazza Venezia

Il Vittoriano foi construído no período de 1885 a 1911 em homenagem ao primeiro rei da Itália Vittorio Emanuele II. O complexo é aberto para visitação e possui várias exposições em seu museu (confira as mostras e os horários no site). O monumento representa o “amor à pátria” e é tão grandioso que pode ser visto de várias partes da cidade.

A Piazza Venezia é a praça em frente ao Vittoriano, de onde começa a Via dei Fori Imperiali – importante avenida que vai até o Coliseu.

2. Mercati di Traiano

Mercado de Trajano é um complexo de edifícios que servia para atividades relacionadas ao Fórum, além de atividades gerenciais e administrativas do Império Romano. Atualmente o local é sede do Museu do Foro Imperial. A ideia é manter o monumento o mais inalterado possível e, através de multimídia, mostrar ao público a complexidade e o tamanho da construção.

Esta é uma atração histórica muito importante, porém não é essencial para uma viagem de três dias, pois a parte da Roma Antiga pode acabar se tornando muito extensa e cansativa. De qualquer forma, é interessante saber a respeito do Mercado de Trajano e é possível avistar boa parte dele quando estiver passando pela rua.

3. Foro Romano e Palatino

No Fórum Romano estão localizados alguns dos principais edifícios públicos e religiosos da República Romana. O local foi utilizado para atividades políticas, comerciais, judiciais e religiosas e abriga importantes templos e igrejas. Parte da área permaneceu soterrada por muitos anos e se tornou um local de pastagem chamado Campo Vaccino. Muitos anos depois, após a unificação da Itália, iniciaram-se os primeiros trabalhos de escavação.

Foro Romano roma 3 dias

Junto ao Fórum Romano está o Palatino. Segundo a lenda, é o local onde Roma se originou. Foi o bairro residencial da aristocracia romana entre os séculos II e I a.C. e posteriormente se tornou sede dos palácios imperiais. Lá também existem um museu e mirantes onde se pode apreciar a vista da cidade.

A entrada para o Fórum Romano e o Palatino é comprada junto com a entrada do Coliseu. O Fórum particularmente é mais bonito visto de fora, mas são dois lugares interessantes e com muita história. A visita pode ser bem cansativa, portanto use sapatos confortáveis e cuide nos dias quentes (use boné e protetor solar), pois é uma área totalmente aberta com muito sol.

Você pode começar a visita pela entrada da Via della Salara Vecchia e terminar saindo próximo ao Coliseu.

4. Coliseu

Conhecido também como Anfiteatro Flaviano, o Coliseu é o monumento mais famoso da Roma Antiga, além de ser o maior anfiteatro do mundo. Considerado Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, o Coliseu foi sede de lutas de gladiadores, espetáculos públicos, execuções e até mesmo batalhas navais.

O anfiteatro é aberto ao público quase todos os dias. Às vezes, as masmorras são abertas para visitação, e em alguns dias no verão é possível visitar à noite. O ingresso é válido por 2 dias e também permite entrada no Fórum Romano e no Palatino. Para verificar os horários de funcionamento e comprar ingressos, acesse o link. Existe a opção de comprar o tour guiado e agendar horário para não pegar fila.

Coliseu roma 3 dias

5. Bocca della Verità

Bocca della Verità roma 3 dias

A Boca da Verdade é uma escultura em formato de rosto conhecida como um detector de mentiras. Acredita-se que se alguém colocar a mão na sua boca e contar uma mentira, a escultura “morde” a mão da pessoa. Ela faz parte de muitas lendas e também já apareceu em vários filmes no cinema.

A fila para tirar foto com a mão na Bocca della Verità é sempre grande e demorada, então não é uma prioridade. Porém, como ela está próxima aos outros pontos desse roteiro, talvez valha a pena passar lá e dar uma olhada. O horário de visitação se encerra próximo às 18h.

6. Circo Massimo

O Circo Máximo era a maior arena de Roma, onde o público assistia a jogos, corridas e outras atrações. Infelizmente, hoje não há muito o que ver lá, a não ser o grande espaço que o estádio ocupava. Algumas ruínas foram encontradas, mas não o suficiente para valer a pena uma visita.

Assim como o Mercado de Trajano e a Bocca della Verità, o Circo Máximo está neste roteiro pois é interessante saber da sua história e também é possível vê-lo quando estiver no caminho para as outras atrações.

7. Giardino degli Aranci

Um jardim com uma linda vista panorâmica da cidade e ideal para apreciar o pôr do sol.

Giardino degli Aranci roma 3 dias

A aproximadamente 300 metros dali está outra atração turística: a Serratura del Portone dei Cavalieri di Malta – o buraco da fechadura da porta de um convento, de onde é possível ter uma vista incrível da cúpula da Basílica de São Pedro.

Leia também:
DIA 1: Vaticano e arredores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *