Roma em 3 Dias Castelo Sant’Angelo
Europa,  Itália

Roma em 3 dias – DIA 1: Vaticano e arredores

Roma é uma cidade grande e com muita história, o que torna impossível fazer tudo em pouco tempo. Sendo assim, nesse roteiro passaremos dicas das principais atrações turísticas para aproveitar ao máximo a capital italiana em três dias.

Só de caminhar pela cidade, você já vai se apaixonar pelas ruas charmosas. Os monumentos grandiosos, as construções antigas e as esculturas espalhadas pela cidade vão fazer com que você se sinta em um museu a céu aberto. Além disso, a Itália também é conhecida por ter comidas deliciosas, tornando a experiência ainda melhor (confira o texto Gastronomia em Roma: os melhores lugares e o que comer).

Uma dica de turismo em Roma é ver a cidade à noite, que fica linda iluminada (tanto as ruas quanto os grandes monumentos e as praças). Outra dica importante é tomar cuidado com “pick pockets”. Apesar de Roma ser segura, há batedores de carteira que roubam turistas em pontos turísticos, ônibus e metrôs. Portanto, nunca descuide dos seus bolsos e outros pertences. Por fim, outra informação valiosa é que em Roma você pode tomar água das fontes espalhadas pela cidade, o que é muito útil em dias quentes.

Roma em 3 dias Coliseu
Coliseu

Este itinerário para 3 dias pode ser feito a pé. Os pontos turísticos estão na ordem que devem ser vistos para aproveitar melhor o caminho, mas claro que o trajeto pode variar dependendo de onde você estiver hospedado.

Confira o texto 3 Dicas para Visitar Museus para saber como aproveitar melhor seu tempo e economizar nestas atrações turísticas. Dependendo do que você for visitar, vale a pena adquirir o Roma Pass: um cartão que dá direito a entradas, descontos e transporte.

O 1º dia começa no Vaticano, passa pelo Castelo Sant’Angelo e pelo Palazzo di Giustizia. Depois do pôr do sol na Terrazza del Gianicolo, finaliza a  noite em Trastevere.

Roma em 3 dias Vaticano
Google Maps

1. Vaticano

Sede da Igreja Católica e o menor país do mundo, o Vaticano é um dos lugares mais visitados em Roma. Portanto, é bom se planejar e comprar os ingressos antecipadamente. Também é preciso ficar atento aos trajes permitidos lá (não pode, por exemplo, ir de shorts nem de regata).

É possível entrar e visitar a Capela Sistina antes da abertura ao público, assim você perde menos tempo na fila e consegue apreciar a obra de Michelangelo sem tumulto. O preço é alto, mas se você quiser aproveitar mais a viagem, vale a pena. Uma das empresas que faz esse passeio é a Viator e ela disponibiliza um guia para cada grupo de 6 pessoas.

Para conhecer os Museus Vaticanos, é necessário adquirir outro ingresso e a Viator também disponibiliza entrada antes da abertura ao público. Apesar de ser uma visita interessante, os museus são muito grandes, o que pode se tornar cansativo.

Por fim, não se esqueça de visitar a Basílica de São Pedro e apreciar a Pietà, uma das esculturas mais famosas de Michelangelo.  Você também pode subir na cúpula da Basílica para ter uma visão de Roma e da Piazza San Pietro. Há um elevador (pago somente em espécie) que leva até uma parte do caminho e depois é necessário subir escadas, ou você pode fazer todo o percurso pelas escadas.

2. Castelo Sant’Angelo

O Castelo está localizado na margem direita do Rio Tibre e já teve sua estrutura alterada diversas vezes. Primeiramente foi construído como uma tumba pelo imperador Adriano, depois se tornou um edifício militar para proteger a cidade e, por fim, serviu de residência para pontífices e como uma prisão. Atualmente, o castelo abriga um museu e está aberto para visitação. A entrada é gratuita no primeiro domingo dos meses de outubro a março. Confira os demais preços e horários de funcionamento no link.

Roma em 3 Dias Castelo Sant’Angelo

3. Palazzo di Giustizia (Palácio de Justiça)

Ao lado do Castelo Sant’Angelo, está o Palácio de Justiça, sede da Corte Suprema di Cassazione. Construído entre 1888 e 1910, é considerado uma das principais realizações urbanísticas da capital Roma. O grande edifício é totalmente coberto por travertino nas fachadas externas e também é sede da Biblioteca Jurídica do Ministério da Justiça.

Roma Corte Suprema di Cassazione Palazzo di Giustizia

4. Gianicolo

Um dos lugares mais altos de Roma, o parque Gianicolo possui um dos melhores panoramas do centro histórico da cidade. Aproveite para apreciar a vista e o pôr do sol na Terrazza.

5. Trastevere

Para finalizar o dia, você pode ir a uma das regiões mais bonitas e adoráveis de Roma. Trastevere agrada pelas suas ruelas estreitas, cheias de vida, com restaurantes e bares. Um dos lugares para se visitar é a Piazza di Santa Maria in Trastevere, onde está a Basílica de Santa Maria. Quando estiver lá, não deixe de comer pizza fritta na DON.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *