Gastronomia em Roma os melhores lugares e o que comer
Europa,  Itália

Gastronomia em Roma: os melhores lugares e o que comer

Ao viajar para a Itália, uma das nossas maiores expectativas é comer bem. A gastronomia faz parte da experiência da viagem e da cultura local. Neste texto, iremos dar dicas de onde comer e quais os principais pratos para se provar em Roma.

Normalmente nos pontos turísticos, a comida é cara e não é tão boa, então é sempre bom explorar as outras opções e pesquisar onde os moradores costumam comer.

Algumas comidas típicas que você pode provar são: a salada caprese (tomate, manjericão e mozzarella fresca), a pizza al taglio (pedaços de pizza para comer na rua) e o arancino – bolinho de arroz frito recheado com molho e carne (receita tradicional da Sicília) ou as adaptações romanas (como cacio e pepe, all’amatriciana, ou com recheio de lingüiça e cogumelos).

Pizza al taglio gastronomia Roma
Pizza al taglio

Pizzarias & Outras Comidas Típicas

pizza romana gastronomia roma

Pizza e Arrosticini – um lugar para comer a típica pizza romana – com certeza uma das melhores que existem! Outro prato muito saboroso é o arrosticini, que é um espetinho de carne de ovelha, típico da região de Abruzzo.

Ai Marmi – um dos melhores lugares para se comer pizza em Roma e onde você pode provar outros pratos típicos, como supplì (bolinho de arroz frito recheado com molho de tomate e mozzarella fior di latte) e fiori di zucca (flor de abobrinha empanada em uma massinha e frita).

DON – Vera pizza fritta napoletanaA pizza fritta é uma comida tradicional de Nápoles, mas que pode ser encontrada nesta pizzaria em Trastevere. O preço é bem acessível e o atendimento é excelente. Só é preciso ficar atento ao horário de atendimento, pois nem sempre eles abrem no almoço (depende do dia da semana e do período do ano).

A pizza frita salgada é uma massa de pizza recheada, fechada e frita, como se fosse um pastel.  São várias opções de sabores, normalmente incluindo molho, queijo e outros ingredientes (salame, funghi, pimenta, etc). Lá eles também fazem a tradicional pizza napolitana assada, mas dê prioridade para a frita!

Também tem algumas opções doces, como a massa frita com cobertura de Nutella, que é simplesmente maravilhosa. Outra opção é uma pequena massa de pizza frita recheada com Nutella, stracciatella (um tipo de queijo cremoso) e cacau em pó, que consegue ser melhor ainda.

Restaurantes

Três sugestões de restaurantes bem localizados (na região dos principais pontos turísticos – Coliseu, Fontana di Trevi, Piazza Venezia), nos quais você encontrará comida de qualidade a preço justo, além de ótimo atendimento: Ai Tre Scalini, Doveralù (destaque para o fusilloni com pesto e camarão) e Grottino di Abruzzo (experimente o spaghetti alla carbonara).

O Pinsa & Buoi também é um dos melhores restaurantes de Roma, com três unidades na cidade. Duas sugestões de pratos: cacio e pepe e ravioli alla trufa.

Já a Trattoria della Barchetta é uma excelente opção para quem estiver próximo ao Castelo Sant’Angelo.

Doces & Gelatos

Se você for a Roma no calor (ou até mesmo no frio), com certeza vai tomar muito gelato por lá. Os de fruta são bem refrescantes e gostosos, mas você também deve experimentar sabores tradicionais italianos, como fior di latte, nocciola (avelã), tiramisù e pistache. Duas gelaterias tradicionais são: Crema & Cioccolato, presente em vários lugares de Roma e Giolitti, com duas lojas na cidade.

gelato gastronomia roma

A Venchi é uma loja de doces famosa na Itália. Ela vende gelatos, chocolates, outras sobremesas e cafés. Todos os doces são muito bons, porém o preço é meio salgado.

Você também pode experimentar outros doces tradicionais nos cafés e restaurantes, como o cannoli, o tiramisù (destaque para a doceria Two Sizes na Via del Governo Vecchio, 88), o salame de chocolate, a panna cotta, o biscotti e muuuitos doces com Nutella. Se você é fã de Nutella, vai amar a Itália! Porém, se você é alérgico a castanhas, é melhor tomar cuidado, pois eles costumam usar muito. No mercado, você pode encontrar vários produtos da marca Ferrero que não tem no Brasil e são maravilhosos.

Cafés

O café espresso italiano é bem diferente do que é tomado no Brasil. Mais concentrado e em menor quantidade, nem sempre agrada ao paladar brasileiro. Porém, as combinações feitas pelos italianos são únicas e deliciosas.

café gastronomia roma hespresso

No Hespresso, você pode provar um café com creme de pistache ou de avelãs, entre várias outras opções. Se for lá, peça também o folhado de mel e nozes, que é divino!

Outra opção para os apreciadores de café é o L’artigiano del Caffè, perto do Vaticano, onde você encontra um dos melhores cafés de Roma. Lá eles fazem suas próprias misturas de grãos e também servem doces, sanduíches e croissants.

Eataly

O Eataly é um grande centro gastronômico presente em várias cidades do mundo, onde você pode encontrar tudo o que tem de melhor na Itália: massas, pizzas, pães, queijos, doces, vinhos, etc. Dentro do Eataly, há algumas opções de restaurantes, um café e uma grande loja com vários produtos de qualidade, como alimentos, utensílios domésticos e cosméticos.

Se você for ao de Roma, alguns produtos merecem destaque: a pizza frita (caso você não vá ao DON, é possível encontrá-la na seção La Gastronomia do Eataly) e os tradicionais gelato de pistache e o cannoli. Na panificadora, vale a pena provar o pão de azeitona, o pão de figo, a focaccina rossa e o pão de nozes.

Se quiser comprar algo da Itália para trazer para casa, lá você encontra vários chocolates diferentes e o creme de pistache, que você pode colocar no café ou comer como se fosse uma geléia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *