América do Sul,  Brasil

Foz do Iguaçu – Itaipu, Marco das Três Fronteiras e Kattamaram

Conhecer Foz do Iguaçu é vivenciar aventuras e momentos inesquecíveis. Nesse texto, apresentaremos três opções de programas turísticos em Foz: a Itaipu, o jantar no Kattamaram e o Marco das Três Fronteiras. As atrações envolvem cultura, gastronomia, tecnologia e natureza. Confira os detalhes abaixo e monte o seu roteiro!

Itaipu

Construída no Rio Paraná por brasileiros e paraguaios, a binacional é uma das principais atrações turísticas da cidade. A maior usina hidrelétrica do mundo encanta pela grandiosidade das construções e oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer suas tecnologias, seu funcionamento e seu trabalho de preservação ambiental.

Itaipu Foz do Iguaçu Usina hidrelétrica

Dependendo do tempo e dos dias disponíveis, você pode escolher uma ou várias atrações da Usina para visitar. As opções de passeios são: Itaipu Especial, Itaipu Panorâmica, Itaipu Ecomuseu, Itaipu Iluminada, Itaipu Kattamaram – Dia, Itaipu Kattamaram – Pôr-do-sol, Itaipu Polo Astronômico – Dia, Itaipu Polo Astronômico – Noite e Itaipu Refúgio Biológico.

Itaipu Foz do Iguaçu Usina hidrelétrica
Kattamaram no lago Itaipu

Caso sua permanência na cidade seja curta e você não tenha muito tempo, opte pela Itaipu Panorâmica durante o dia. O passeio é realizado todos os dias da semana, tem aproximadamente 2 horas de duração e quando chega no topo da barragem se tem uma visão privilegiada do vertedouro.

Itaipu Foz do Iguaçu Usina hidrelétrica

Também tem uma linda programação noturna na Usina, a Itaipu Iluminada, na qual uma trilha sonora acompanha a iluminação dos 8km de barragem por refletores e luminárias. Os visitantes ficam no Mirante Central, onde é possível sentar e curtir o espetáculo. Porém este show de luzes acontece somente sextas e sábados com duração de 1h30.

Para quem quiser ficar mais próximo da natureza, o passeio Itaipu Refúgio Biológico propicia caminhada em uma trilha cercada de floresta nativa. O espaço abriga e preserva espécies da fauna e da flora bem como proporciona aprendizado sobre o meio ambiente.

Para adquirir os ingressos é muito fácil e prático, é só acessar o site da Itaipu. Adquirindo as entradas com antecedência, você agiliza seu passeio evitando as filas da bilheteria.

Marco das Três Fronteiras

O Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu está aberto diariamente das 14 às 22 horas e o ingresso pode ser comprado no site. Logo na entrada tem uma loja onde você encontra muitas opções de lembrancinhas e presentes.

Marco das Três Fronteiras Foz do Iguaçu

Localizado onde as três nações se encontram (Brasil, Argentina e Paraguai), o lugar rende muitas fotos e tem uma estrutura bacana para receber os visitantes. É possível ver o Rio Iguaçu entre o Brasil e a Argentina e o Rio Paraná entre o Brasil e o Paraguai. Cada país tem um obelisco pintado com as cores da sua bandeira, sendo que o brasileiro foi fixado há mais de cem anos.

Marco das Três Fronteiras Foz do Iguaçu

Depois de revitalizado, o local conta com uma projeção histórica sobre o Cabeza de Vaca, primeiro homem branco a ver as Cataratas do Iguaçu, e sobre a formação política e social da cidade. Há também um restaurante chamado Cabeza de Vaca, aberto de terça a domingo a partir das 16 horas, praça de alimentação com lanches e parquinho para crianças. As atrações culturais ocorrem de terça a domingo a partir das 19:30, com aproximadamente 1 hora de duração, e tem apresentações de danças típicas dos países que integram o Marco das Três Fronteiras (samba, tango e polca paraguaia).

Marco das Três Fronteiras Foz do Iguaçu

Além de todos os atrativos mencionados, o Marco proporciona ao visitante um lindo pôr do sol.

Jantar no Kattamaram

O passeio de Kattamaram é realizado ao entardecer pelos rios Paraná e Iguaçu. É possível apreciar belas paisagens e contemplar o pôr do sol do convés e solário do barco. Durante o passeio você pode saborear um delicioso jantar acompanhado de música ao vivo, enquanto a embarcação navega próximo a Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, e a Ponte da Fraternidade, que liga o Brasil à Argentina. Durante o percurso também é possível ver o Marco das Três Fronteiras e a periferia das áreas urbanas dos três países.

Foz do Iguaçu Kattamaram rios Paraná e Iguaçu

Fontes:
Grupo Cataratas
Visite Foz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *