Cataratas do Parque Nacional de Foz do Iguaçu
América do Sul,  Argentina,  Brasil

Foz do Iguaçu: Cataratas e Parque das Aves

O município de Foz do Iguaçu está localizado no Estado do Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina, e é destino certo para turistas brasileiros e estrangeiros. A cidade é rica em belezas naturais, possui muitos pontos turísticos e a diversidade cultural é característica marcante.

Para quem visita Foz, é possível incluir no roteiro Puerto Iguazú (Província de Misiones) na Argentina e Ciudad del Este no Paraguai. Há muitas empresas de turismo em Foz, inclusive em muitos hotéis é possível comprar e agendar os passeios. É possível comprar pacotes com várias atrações e conseguir um desconto no preço final, lembre-se de perguntar e pesquisar o que você deseja fazer.

Parque Nacional do Iguaçu

A natureza é generosa com Foz, presenteando os visitantes com as belas Cataratas do Iguaçu. Na entrada do parque há muitos vendedores oferecendo capa de chuva. Para quem não quer se molhar ao andar pelas passarelas, a capa ajuda bastante. É bom escolher calçado e roupas confortáveis para caminhar e subir e descer degraus, bem como não esquecer o protetor solar, o repelente e a água para hidratar.

Cataratas Foz do Iguaçu

O Parque Nacional do Iguaçu está aberto diariamente das 9 até as 17 horas. Você pode comprar o ingresso na bilheteria ou pela internet. Um ônibus sai da entrada e vai parando nas atrações do Parque para os turistas desembarcarem. Reserve um dia para esse inesquecível passeio, pois há inúmeras atividades e o contato com a natureza é recompensador.

O visitante pode optar por uma atividade tranquila, como caminhar ou pedalar em uma das trilhas, ou escolher uma mais radical, como o Macuco Safari. Você pode também fazer rafting, rapel, arvorismo, passeio de barco e caiaque, ou simplesmente contemplar a fauna e a natureza local. Um detalhe importante, algumas atrações não estão incluídas no valor da entrada.

Cataratas Foz do Iguaçu

Há uma praça de alimentação próxima à última parada do ônibus, além de lojinhas e banheiros espalhados pelo Parque. Você pode levar alimentos e água para dentro do Parque, mas não deixe de jogar o lixo no lixo. Considere levar roupas para trocar caso você se molhe durante o passeio. Foz é marcada por altas temperaturas, portanto molhar um pouco pode não ser um problema e sim muito agradável.

Parque Nacional Iguazú

O Parque Nacional Iguazú está localizado na Província de Misiones na Argentina. A Garganta do Diabo é parada obrigatória. Como no Brasil o espetáculo proporcionado pelas águas do Rio Iguaçu é indescritível. O Parque abre diariamente às 8:00 e o visitante pode entrar até as 16:30, podendo permanecer até as 18:00.

Você pode ir com uma empresa de turismo ou com carro particular. Não esqueça de levar documento de identificação, pois precisa cruzar a fronteira. Pode ser passaporte ou RG, sendo que este deve ter menos de 10 anos da expedição. As crianças ou adolescentes também devem apresentar documento, e as que viajam desacompanhadas dos pais precisam da autorização deles. No site do CNJ você encontra todas as informações sobre a autorização exigida bem como um formulário padrão.

Caso você vá de carro e dirigindo, não esqueça de providenciar o seguro obrigatório chamado Carta Verde, indispensável nos países que integram o Mercosul. O valor pago será proporcional ao número de dias que permanecer no país. A falta de um documento pode atrapalhar sua viagem, portanto não deixe de verificar as exigências do seu destino.

Chegando no Parque, só é possível comprar a entrada com cartão de crédito ou pesos argentinos. Tem desconto para moradores dos países do Mercosul. Você pode comprar o ingresso pela internet também. Evitando a fila da bilheteria, ganha mais tempo para passear.

Dentro do Parque há trilhas, nas quais o visitante pode apreciar a fauna e a flora. O ponto culminante do passeio é a Garganta do Diabo, onde é possível ir até a passarela de trem ou caminhando. Para ir e voltar de trem é necessário pegar uma senha e esperar na estação.

Cataratas Garganta do Diabo

No retorno ao Brasil, aproveite para visitar o Marco das Três Fronteiras em Puerto Iguazú, fazer compras no Duty Free e conhecer o Casino Iguazú.

Parque das Aves

O Parque das Aves abre diariamente das 8:30 às 17:00 e está localizado ao lado das Cataratas do Iguaçu. Você pode adquirir os ingressos pela internet ou comprar na entrada. O local abriga aves apreendidas que não conseguem retornar à natureza. Além de se preocupar com a recuperação e conservação das espécies, o Parque também tem como objetivo a educação ambiental, conectando o visitante com a Mata Atlântica.

O turista pode entrar em alguns viveiros, ficando mais próximo dos animais. O Parque tem um colorido especial, que é dado pelas aves que ali habitam. O verde também é marcante, pois há muitas árvores e a mata é abundante. Como nos outros passeios, aqui o repelente é importante. Na saída há uma loja com muitas lembrancinhas, restaurante e banheiros. Não deixe de curtir essa atração em Foz e reserve algumas horas para conhecer esse lindo projeto.

Parque das aves Foz do Iguaçu

Fontes:

ICMBio
Hotel Del Rey Foz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *